segunda-feira, 11 de maio de 2009

Alguém Está Olhando




Uma cena que a maioria de nós já viu ou já ouviu falar é uma de um garotinho assistindo seu pai barbear e imitando o procedimento com uma mão cheia de creme de barbear e uma lâmina de “mentirinha”. Cuidadosamente, a criança imita seu pai, prestando atenção em cada mínimo detalhe, como é feito por seu pai a quem considera um “herói”.

Não é estranho para as crianças respeitarem aqueles que são mais velhos ou mais sábios do que elas. Por este motivo, irmãos e irmãs mais novos nunca cessarão de imitar seus irmãos mais velhos. Não devemos imaginar, no entanto, que todos olham somente para certas pessoas mais velhas. A verdade é que, assim como você e eu respeitamos certos indivíduos, há pessoas olhando para nós a procura de liderança e exemplo. Para aqueles que são respeitados, há uma certa responsabilidade dada. São as suas ações que modelam e influenciam outras pessoas mesmo que eles não percebam.

Dar um bom exemplo tem sido nossa responsabilidade durante toda a nossa vida. Tomamos cuidado com o que falamos e como nos comportamos por causa dos nossos filhos e outros que nos imitam. A maioria de nós, sem pensar, faz o que pode para que aqueles ao nosso redor tenham um bom exemplo para seguir. Há famílias onde um filho tem que crescer num lar imoral sem uma pessoa decente para imitar. Isso é trágico porque muitas vezes a criança fica sem oportunidades e crescerá agindo da mesma maneira que as pessoas ao seu redor agem.

Se os jovens e os cristãos novos não tiverem exemplos fortes para seguirem enquanto crescem, suas chances de serem cristãos fortes diminuem. É a nossa responsabilidade como cristãos ajudarmos uns aos outros no crescimento. Podemos fazer muito simplesmente dando um bom exemplo. Muitos cristãos não se sentem confiantes o suficiente para conversarem com alguém sobre a Bíblia e, por causa disso, sentem que não estão fazendo o que deviam. Se você está vivendo de uma maneira que agrada a Deus, você está alcançando as pessoas. Apesar de você não perceber, há alguém que está aprendendo com você. Se você está se comportando da maneira que um cristão deve, então as pessoas ao seu redor estão recebendo uma boa mensagem. Se você não está vivendo da maneira que devia, então aquelas lições também estão sendo aprendidas pelas pessoas a sua volta.

Podemos ser uma grande ajuda para aqueles que nos imitam, se fizermos como Paulo sugeriu aos efésios: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Efésios 5:1).

–por Joshuah Ellis

Nenhum comentário: